Caroline: Significa “mulher do povo“, “mulher doce“.
Imponente, forte e, ao mesmo tempo, delicado, o nome feminino Caroline é uma variante do popular nome Carolina.
Carolina, por sua vez, surgiu como o diminutivo do nome germânico Carla, versão feminina de Carlos, originado através da partícula karl, que significa “homem do povo”. Dessa forma, Caroline ganha o significado de “mulher do povo”.
Todos estes nomes podem também ter sido derivados da variante em latim Carolus, outra versão de Carlos. Existem fontes que relacionam a origem de Caroline como a união dos termos germânicos karl, “homem”, e lind, que quer dizer “doce”. Dessa forma, também ganha o significado de “mulher doce”.
Popularidade do nome Caroline
O nome Caroline foi introduzido na Inglaterra através da rainha Caroline de Brandenburg-Anspach (1683-1737). A partir de sua evidência, o nome se tornou um dos mais populares no país durante o século XVIII.
Outra personalidade de destaque com este nome é a astrônoma alemã Caroline Herschel (1750-1848). Em 1828, Caroline recebeu a Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society, um importante prêmio da Sociedade Astronômica de Londres.
Atualmente, o nome Caroline pode ser encontrado com maior quantidade de registros na França, na Inglaterra, no Quênia e no Brasil.
Em nosso país, as meninas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Carol e Ca.
As principais variações do nome Caroline ao redor do mundo são: Carolina (português, espanhol), Carole (francês), Carleen, Carlen, Carlene, Carlin, Carlyn, Carol, Caroleen, Caroly, Carolly, Carolyn (inglês, francês), Carola (inglês, alemão), Karoline (alemão).
Nomes compostos com Caroline
O nome Caroline pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Ana Caroline: “pequena mulher do povo cheia de graça”;
Maria Caroline: “senhora soberana do povo”;
Caroline Vitória: “mulher vitoriosa do povo”;
Caroline Maitê: “mulher amada do povo”;
Caroline Cristina: “mulher ungida por Deus do povo”.