Significado do Nome Marques
Marques: Significa “filho de Marcos“, “filho de Marcus“.
Marques é um popular sobrenome patronímico, ou seja, que surgiu a partir dos nomes Marcos ou Marcus.
O sufixo “es” significa que o nome pertence a uma descendência direta e normalmente é atribuído aos filhos ou outros membros de uma família patriarcal.
Segundo alguns estudos, todas as famílias Marques surgiram a partir de um tronco espanhol, chamado Marquez.
O sobrenome Marques no Brasil
No Brasil, o sobrenome Marques se espalhou por todos os cantos do país desde os primeiros anos de colonização.
Essa facilidade na propagação do nome se dá graças a sua origem patronímica, o que fez com que surgissem famílias Marques em vários lugares distintos, sem que tivessem algum grau de parentesco entre si.
No brasão oficial da família Marques está escrita a seguinte frase:
“Descendentes da fidalguia espanhola de onde vieram com o sobrenome de ‘Marquez’, o ramo português teve início pelo ilustre e fidalgo senhor Dom Antonio Marques de Oliveira, Alcaide Mor de Coimbra, 1º Conde de Vilhadolide, Cônsul Geral em Antuérpia. Seus decendentes diretos ocuparam importantes cargos junto à Realeza. O Brasão de Armas foi concedido em 1582.”
Diferença entre o sobrenome Marques e o título Marquês
O sobrenome Marques é bastante associado e muitas vezes confundido com Marquês, um título de nobreza que surgiu na região Ibérica (Portugal e Espanha) como uma denominação para os nobres que “marcavam” as divisões territoriais, ou seja, que eram “marqueses” = “que marcavam”.
Com o tempo, a conotação original do título foi deixado de lado e chegou ao Brasil, em meados do século XVI, como uma titulação unicamente relacionada à realeza.
Origem do Nome Marques
Origem:
Espanhola, Portuguesa