Martina

Significado do Nome Martina

Martina: Significa “pequena guerreira“, “deus da guerra“, “dedicada ao deus Marte“.

Forte, imponente e com significados relacionados com a mitologia romana, o nome feminino Martina tem origem a partir do latim e é considerado uma variação dos nomes Martinho e Martim.

Todos esses nomes, incluindo Martina, derivam do latim Martinus, um diminutivo de Marte, o deus da guerra na mitologia romana. Dessa forma, o nome Martina pode significar “pequena guerreira”, “deus da guerra” ou “dedicada ao deus Marte”.

Popularidade do nome Martina

As primeiras versões em português desse nome, Martino e Martinos, surgiram em Portugal no século XII.

Um importante personagem histórico com a versão masculina do nome foi Matinho Lutero (Martin Luther, em alemão). Lutero ficou conhecido por iniciar a Reforma Protestante, que ia de encontro com muitos dogmas da Igreja Católica em sua época.

Durante muito tempo, o nome Martim (a base do nome Martina) era relacionado com a realeza e o poder, por ter uma história intrínseca com personalidades históricas bastante importantes.

A variação feminina Martina é usada também em italiano, alemão, sueco e norueguês.

Martina também é o nome de uma santa, que ficou conhecida por sofrer muitas torturas e por ser morta ainda virgem. A religião católica comemora o dia de Santa Martina em 30 de janeiro. Martina também é ainda o feminino de Martino, nome de família típico de italianos.

Atualmente, o nome Martina pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como a Alemanha, o México, a República Checa, a Indonésia e a Nigéria.

Origem do Nome Martina

Origem:
Latina

Locais com o Nome Martina

Outras Informações do Nome Martina

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem